Iniciativa deve trazer mais conforto e segurança para quem trafega pelo trecho.

Em janeiro deste ano, a Nexa iniciou a segunda etapa dos trabalhos de readequação da Estrada Vicinal Poraquê, que liga a MT-208 à área do Projeto Aripuanã e às comunidades rurais da região, entre elas Conselvan, Rio Branco, Lontra e Cafezal.

Nesta segunda fase, que tem previsão para ser concluída ainda este ano, estão programados os serviços de revestimento de um total de 10 quilômetros da estrada, com mistura de seixo (fragmentos de rochas) e argila, o que resultará em um solo melhorado; construção de duas pontes mistas de aço e concreto onde foram feitos os desvios; manutenção constante dos aclives e declives e complementação da cerca em trechos em frente às obras.

As melhorias na via, que irão beneficiar a logística local, são resultado do convênio assinado entre a Nexa e a Prefeitura Municipal de Aripuanã. A ação integra o Plano de Controle Ambiental (PCA) da empresa, como explica Sérgio Oliveira, consultor de Relacionamento com Comunidades da Nexa.  “A adequação da estrada não resultará em benefícios somente para a Nexa, mas também toda a comunidade que tem acesso ao trecho, pois passará a ter mais segurança na trafegabilidade”, explica.

A primeira etapa das obras teve início ano passado e contou com diversos serviços, como desvios de duas pontes para execução de outras duas novas, implantação de cercas e porteiras em propriedades rurais e melhorias em aclives e pontes de madeira, antes críticos para passagem de veículos.

Cristiano Gomes, secretário adjunto de Infraestrutura de Aripuanã, destacou que a parceria é muito relevante para melhorar as condições de trafegabilidade do trecho e irá beneficiar muitos moradores. “Esse trabalho vai trazer muitas melhorias para as famílias que moram naquela região. É um benefício importante, pois a estrada está ficando muito boa. O trecho já está bem sinalizado e eles também estão investindo em pontes e galerias”, destaca o secretário.

A ação reflete o compromisso da Nexa em contribuir com o desenvolvimento local, o que beneficia diretamente o dia a dia da população de Aripuanã e região.