Women in Mininig UK em sua publicação “100 Global Inspirational Women in Mining” inclui Nery Monteza, da Nexa, por sua história e impacto na indústria de mineração peruana

Nery Monteza, líder do grupo Empodera, dedicado a promover a equidade de gênero na Nexa, foi selecionada para fazer parte do livro “100 Global Inspirational Women in Mining” publicado pela Women in Mining (WIM) UK. A publicação traz histórias inspiradoras de mulheres que se destacaram por suas ações para promover um ambiente mais seguro, sustentável e inclusivo no setor de mineração.

“Nery, através de seu trabalho voluntário na Nexa e Women in Mining (WIM) Peru, teve um grande impacto na indústria de mineração nacional. Estou especialmente inspirada pelo trabalho que ela fez com a WIM Peru ao incentivar mais meninas do ensino médio a estudar carreiras das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Para ter sucesso, a indústria de mineração precisa de mais indivíduos altamente qualificados, um conjunto diversificado de perspectivas e a Nery está ajudando a alcançar isso”, disse a Dra. Stacy Hope, diretora administrativa da WIM UK.

O grupo Empodera é formado por voluntários da empresa, que desde 2019 abordam os desafios a serem superados para ter ambientes mais diversos e igualitários na organização e promover a participação feminina em todos os níveis. Por meio do grupo, a Nexa vem desenvolvendo ações em diversas áreas: ambiente de trabalho físico e psicológico seguro, sinais e símbolos de inclusão de gênero, diversidade na cadeia de suprimentos, desenvolvimento social e econômico das mulheres nas comunidades, entre outros.

“Estou ciente do impacto positivo que as mineradoras podem gerar na sociedade. Por isso, vendo as oportunidades que tínhamos como empresa e como setor, resolvi me envolver no assunto. Foi assim que, a partir do Empodera, conseguimos promover o aumento de mulheres na organização, ser uma das primeiras empresas no Peru a estender a licença maternidade em até 180 dias e especificar que as unidades de mineração adaptem suas instalações para abrigar mais trabalhadoras. Tudo isso sem descuidar da promoção de programas e treinamentos para que as mulheres tenham a oportunidade de ocupar cargos que tradicionalmente eram ocupados apenas por homens”, afirma Nery.

Recentemente, a Nexa anunciou ao mercado seus compromissos ESG para 2030, nos quais incluiu a meta de ter 30% de mulheres na força de trabalho (a média global no setor é de 11%) e 30% de mulheres em cargos de liderança (atualmente a empresa tem 21%). Um exemplo desse compromisso é a unidade de Aripuanã, localizada no Mato Grosso, que é uma das únicas minas do mundo que atualmente conta com uma força de trabalho de aproximadamente 30% de mulheres.

“Meu compromisso é continuar sendo uma das muitas mulheres em todo o mundo que buscam mudar nossa sociedade e o setor de mineração para torná-lo cada vez mais inclusivo e equitativo. Tenho certeza de que juntos podemos alcançar grandes coisas e preparar o mundo para as novas gerações, para que as mulheres que vêm tenham menos desafios relacionados à equidade e inclusão a enfrentar”, finaliza Nery.