Foram apresentadas características do projeto polimetálico no município de Aripuanã e demandas de bens e serviços que serão geradas pelo empreendimento

Os requisitos de Segurança e Gestão de Fornecedores foram os principais pontos apresentados durante o Encontro de Oportunidades, em Cuiabá, nesta quarta-feira (24), promovido pela Nexa com apoio da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). Na ocasião, representantes de empresas de diferentes segmentos puderam conhecer o Projeto Aripuanã e as futuras demandas de bens e serviços do empreendimento polimetálico de exploração e beneficiamento de zinco, cobre e chumbo em fase de implantação, localizado ao Noroeste de Mato Grosso.

O Encontro serviu para conhecer os potenciais fornecedores da capital e apresentar o Programa de Gestão de Fornecedores, a Política de Contratações da empresa e os procedimentos para realização do cadastro na plataforma de compras Ariba, disponível em www.nexaresources.com/pt/suppliers. Além disso, foi um palco de relacionamento para empresas interessadas na ampliação da competitividade do Estado.

O evento já é o segundo realizado pela mineradora e faz parte de sua estratégia de oferecer oportunidades para diversas empresas da região. Estiveram presentes as áreas de Suprimentos, Logística, Projetos Sociais, Relações Comunitárias e Institucional da Nexa. Para o gerente de Suprimentos e Serviços, Gustavo Paranhos de Castro, o Encontro é uma oportunidade para troca de conhecimentos, com o intuito de aproximação dos fornecedores locais. “As nossas regras sociais e de segurança são premissas básicas no relacionamento institucional. O nosso objetivo aqui é unir forças com o fornecedor local para construção desse projeto”, considerou.

O presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, ressaltou a importância do Encontro na prospecção de fornecedores e fomento da economia local. Segundo ele, são ações defendidas pela Fiemt que é o fortalecimento do setor industrial capaz de impulsionar a geração de riquezas para Mato Grosso. “O Encontro de Oportunidades é sem dúvida a garantia de receitas para nossa economia. Faz parte de um processo totalmente aderente à nossa missão, que é estimular a industrialização do estado com foco no desenvolvimento sustentável”.

Cerca de 70 empresários, gestores públicos, consultores, autônomos e representantes comerciais participaram do Encontro. Diversos setores marcaram presenças como Logística, Construção Civil, Locações, Gráfica, Consultoria de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, Contabilidade, Têxtil e Confecções, Telecomunicações, Tecnologia da Informação, Móveis Planejados, entre outros serviços empresariais.

Sobre o Projeto Aripuanã

A Nexa obteve, em dezembro de 2018, a licença de instalação (LI), concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sema-MT), para o Projeto Aripuanã, que prevê investimentos de US$ 392 milhões de dólares para a planta industrial de extração e beneficiamento de concentrados de zinco, cobre e chumbo, no município de Aripuanã, localizado ao Noroeste de Mato Grosso. O início da operação está previsto para 2021. Para saber mais sobre projeto, acesse: www.projetoaripuana.com.br.