Descomissionamento

Sustentabilidade: prioridade em nosso jeito de operar

A sustentabilidade é tema estratégico desde a fundação da Nexa e sempre direcionou nosso negócio em todas as vertentes. Isso significa atenção especial à gestão de resíduos e rejeitos decorrentes das atividades e seu aprimoramento constante para amenizarmos e reduzirmos cada vez mais nossos impactos socioambientais.

Investimos no desenvolvimento de novas tecnologias que visam o reaproveitamento dos rejeitos e resíduos e temos três maneiras diferentes de disposição: retorno à mina (backfill), empilhamento a seco e, por último, dispomos os materiais em barragens.

Atualmente, apenas 31,8% dos rejeitos e resíduos gerados por nós no Brasil e no Peru são dispostos em barragens.

Alinhados com princípios de transparência e para mantermos uma comunicação efetiva com nossos stakeholders, dispomos de uma página específica sobre Barragens e Depósitos. 

Saiba mais

Descomissionamento

Somos comprometidos com todo o ciclo de vida de nossas instalações. Nossa responsabilidade é cuidar dessas localidades desde o planejamento inicial, durante o período de operação e até mesmo depois que essas unidades deixam de operar, garantindo a criação de um legado para a comunidade do entorno.

Neste cenário, o descomissionamento das instalações é parte estratégica do negócio e, por isso, é acompanhado por políticas internas e envolve diferentes instâncias de governança da empresa. Todas as nossas operações possuem planos de descomissionamento e de uso futuro, elaborados com base nas referências técnicas mais atuais e nas melhores práticas de mercado mundial.

Nossa Gestão

Todas as nossas unidades possuem estudos de uso futuro das áreas impactadas pela operação baseados em critérios de risco. Quando uma barragem é desativada, ela passa pelo processo de descomissionamento e segue sendo controlada rigorosamente.

Nos planos de descomissionamento estão orientações técnicas para um processo de desativação segura, completa e eficiente, bem como informações sobre ações de natureza econômica, ambiental e social.

Nossa atuação

Entre os exemplos de planos de descomissionamento em curso na Nexa estão as unidades de Santa Rosa e Sinaycocha, ambas no Peru, que conduzem seus trabalhos finais de descomissionamento, a serem realizados de 2022 a 2024. Após esse período será iniciado o monitoramento pós-descomissionamento.

Outro exemplo é a unidade de Chapi, também no Peru. Atualmente, ela não está em operação e vem executando os trabalhos de fechamento conforme compromisso assumido no plano de descomissionamento aprovado.

Nossa aspiração

Nossa aspiração é implementar um sistema de gestão de fechamento que contemple as particularidades de cada uma de nossas operações, de forma comprometida e responsável com as questões socioambientais.

Confira nossos indicadores

Número e percentual de operações com planos para o encerramento das atividades (Plano de Descomissionamento)
Indicadores correlacionados
Dimensão GRI:
Ambiental
Código GRI:
MM10
Operações com Planos de Descomissionamento
2019 2020 2021
Número total de operações 13 13 10
Número total de operações que possuem planos
de descomissionamento
13 13 10
Percentual de operações que possuem planos
de descomissionamento
100% 100% 100%
Valor da provisão financeira total para o
encerramento das atividades (US$)
224.620.226,40 265.945.782,44 217.269.515,66

 

Nossa contribuição aos ODSs

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs)

 

Em 2017 firmamos compromisso com a agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

ODSs relacionados ao tema

Leia mais

Leia mais sobre a Nexa nos links abaixo:

Estratégia

Saiba mais
Economia Circular e Resíduos

Saiba mais
Gestão de Barragens

Saiba mais
Biodiversidade e Uso do Solo

Saiba mais
Uso e Descarte de Água

Saiba mais
Saúde, Segurança e Bem-estar

Saiba mais