Por meio de ações com as comunidades onde atuamos – em uma relação cada vez mais próxima, transparente e construtiva – buscamos cocriar um legado positivo e estruturado, possibilitando transformações afirmativas para o desenvolvimento local, assim como garantir que sejam respeitados os direitos dessas comunidades. Para alcançar esse objetivo, criamos em 2020 uma Gerência-Geral de Gestão Social, dentro da Diretoria de Sustentabilidade. A mudança exigiu que a área passasse por uma reestruturação interna, definindo prioridades, escopo, papéis e responsabilidades das equipes no Brasil e no Peru. Dando continuidade a esse processo, 2021 foi o ano de consolidação das equipes.

Em 2021, ano em que a pandemia do novo coronavírus continuou trazendo desafios a governos e organizações ao redor do mundo, seguimos sentindo os impactos trazidos pela Covid-19. Sempre que possível, os projetos de gestão social da companhia, especialmente os de educação, saúde, geração de renda e apoio social, foram adaptados ao cenário de pandemia, em uma realidade na qual nos vimos obrigados a conviver com a doença por um período prolongado.

Após 2022, em uma relação cada vez mais próxima das comunidades onde atuamos, buscamos cocriar ações sociais, possibilitando transformações para o desenvolvimento local. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, potencializando, em nossas localidades de atuação, temas mais estratégicos voltados para geração de renda, água, educação e licença para operar. Atualmente, 82% das nossas unidades operacionais possuem programas implementados relacionados ao engajamento da comunidade local, à avaliação de impactos e ao desenvolvimento local